16 de jan. de 2014

ciúme de manifestantes... (comentário político)



“Não me exijam coerência, sou um artista”. Glauber Rocha



Ciúme político é coisa que só podia ser de brasileiro mesmo. Isso e um sentimento que eu viajo e chamo de uma “síndrome de pioneirismo”... É assim em vários ambientes, inclusive, claro, nos movimentos sociais... Alguns que começam uma iniciativa chamam, chamam e chamam todos e reclamam que ninguém participa nunca, porque se ninguém participa nada pode mudar. “Ei você aí parado! Também é explorado!”... “Vem pra rua!”... “O povo unido jamais será vencido!”... E aí quando mais começam a participar aqui e ali (por inúmeros motivos, interesses e necessidades que somente saberemos quando manifestados publicamente, certo?) como saber realmente antes disso? Aí... Parece que se sentem mal por já não serem mais os exclusivos vítimas de sempre que foram os pioneiros da iniciativa e começam a julgar... “Ah! Mas eu já estou aqui faz tempo!”... “Ah! Mas esses são burgóticos”... “Ah! Mas esse trabalha num sei aonde”... “Ah! Mas essa já andou pelada”... Brasileiros e brasileiras! É o governo que erra ao não discutir suas intenções com a sociedade. As críticas precisam ser dirigidas, vindas de todos os lados, ao governo e às suas responsabilidades e não aos modelitos do manifestante ao seu lado... Ahaha... E, por favor, não me exijam coerência nunca... Ahaha...





















arquivo/archive/textos/texts