15 de jan. de 2014

Alguns pensam que são poetas (poema)





Alguns pensam que são poetas,

Mas ser poeta não é uma coisa que se pode ser,

assim, como qualidade humana.

O poema é uma aventura num mundo muito antigo.

Um lugar diferente em que se vai num mergulho.

É um voar bem alto que de lá se descreve o que se vê.


Por isso parem! pois não é possível assiná-lo,

porque este sempre nos sacrifica uns segundos antes.

E somente o tolo não percebe e diz... o poema é meu.


Quando eu estiver para morrer... sei lá... toquem um tango.

E depois me façam lembrar de todos eles, um a um.

Como numa reviravolta incontida de alegria e lágrimas,

que me fará sentir tudo o que vivi aqui.


Quando eu já tiver fechado os meus olhos,

vão embora em silêncio depois de beijar os meus pés.

Deixem-me lá naquele limbo do canto dos campos,

em que há bastante sombra e umidade.

Esqueçam o caminho pelo qual me levaram, e me abandonem nu.

E depois... quando tudo sumir, tudo misturar no lodo,

leiam mais alguns dos velhos poemas...

e se deitem para dormir em paz.








arquivo/archive/textos/texts