16 de jan. de 2014

a mestria ou a aula (comentário)







Eu penso que a melhor maneira de aprender algo e desenvolver aquilo que chamamos de Cultura é a convivência entre os que são próximos, vizinhos, cotidianos. A convivência entre pessoas diante de suas necessidades cotidianas é potencialmente o elemento mais importante para um processo pedagógico. Acredito assim que o ensino pode ser organizado basicamente de duas maneiras. Uma é pela mestria, que é um tipo de educação bem desvalorizada hoje em dia. Uma outra é pela famosa aula, que é a conhecida formalidade retórica a que nos apegamos atualmente. Mestria seria uma relação direta com o fazer e o teorizar uma atividade qualquer, em que mestre e aprendiz realizam um projeto real em andamento, inseridos num ambiente de oficina de criação que atende a uma demanda concreta por sua produção. Aula seria quando um professor descarrega inúmeros conhecimentos a priori que ele próprio julga serem importantes, simulando com o aluno uma possível situação em um ambiente laboratorial, baseado na idéia de que posteriormente o mesmo aluno vai aplicar o que aprendeu numa situação prática concreta. Eu me interesso muito mais pelo tipo de ensino da mestria porque gera uma vivência mais enriquecida, dinâmica e romântica. Por isso eu procuro elaborar as ações educativas em que me envolvo nesta perspectiva.














arquivo/archive/textos/texts