“A poesia é uma
metafísica instantânea. Num curto poema, ela deve dar uma visão do universo e o
segredo de uma alma, um ser e objetos, tudo ao mesmo tempo. Se segue
simplesmente o tempo da vida, ela é menos que esta; só pode ser mais que a vida
imobilizando-a, vivendo no próprio lugar a dialética das alegrias e das dores.
Ela é, então, o princípio de uma simultaneidade essencial em que o ser mais
disperso, mais desunido, conquista sua unidade.” Gaston Bachelard
Uma Coisa Que Não Existe...
Proposta de Curso Intensivo de Escrita Criativa
Por Fernando H. Catani - Mestre em Educação
Ementa:
Oficina de escrita criativa desenvolvida através da exposição do processo de
construção do poema e da crônica. O fenômeno da escrita na intuição semiótica. A
importância da leitura e do olhar como instigadores do pensamento literário. A
necessidade anímica e espiritual da escrita. A essência mágica da palavra. A
aparição do verso livre. A coleta cotidiana da matéria prima para a escrita. O
florescimento do mote e do tema. Os fundamentos da organização do texto antes
da escrita. A materialização do texto bruto. A elaboração escultural do texto.
O refinamento e a finalização do texto. O reconhecimento de si mesmo no texto
final.
Apresentação
Educador,
poeta e artista visual. Formado em pedagogia pela Unicamp. Com Mestrado em
Educação (M.Ed.) nesta mesma Universidade, numa dissertação sobre algumas
qualidades específicas dos processos de criação artística e da observação de
obras de arte intitulada: “Uma Visão da Alma Artística”. Como
educador/pesquisador, organiza atividades educacionais para o desenvolvimento
de processos poético/estéticos de criação artística desde 1998. Estuda
atualmente, inspirado num paradigma semiótico que orbita entre Bachelard, Hillman,
Eco e Barthes, alguns arquétipos conceituais inerentes a esses processos de
criação poética/estética e às obras de arte como um todo, organizados numa tese
chamada “A Rosa de Seis Pétalas - Os Temas Primitivos da Alma Artística”.
Apresenta-se aqui, além da introdução aos fundamentos da reflexão semiótica, uma
tentativa de redimensionar as concepções e a capacidade dos participantes
acerca da produção de uma escrita original. Partindo do poema, pela sua
excelente qualidade instintiva, elemento fundamental para a subjetividade dos
conteúdos literários, e circulando entre os elementos da crônica, que exercita
outra fronteira importante para o texto, na sua qualidade intuitiva para a
escrita objetiva, apresentando ambos para a compreensão do instante em que o
texto se inventa.
Justificativa
Acredito
que uma questão é fundamental na organização da escrita criativa,
principalmente para iniciantes: o melhor caminho não é pela apresentação de técnicas,
mas sim, pela compreensão dos movimentos do impulso poético que motiva o
escritor. Uma aproximação pelo elemento poético e pela qualidade estética das
realizações literárias, no cultivo da imaginação, vai gerar muito mais
qualidade no aprendizado da elaboração do texto. Aqui é necessário dar espaço
para que o iniciante exista. Por isso a importância do diálogo fenomenológico, espiritualidade/materialidade,
poética/estética, como principal elemento da proposta artística, como a
provocação de uma tensão filosófica e não apenas um conjunto de regras, normas,
medidas e gráficos. A técnica, de um modo ou de outro, surge ou se adapta no
momento certo. Por isso esta proposta é negativa e transgressora. É um ‘não
fazer’. Porque é somente neste estado que se fomenta a intenção artística. Sem o
impulso poético nunca haverá a realização estética e, por mais que se invista
nas técnicas, o texto criativo não nascerá jamais.
Desenvolvimento
Nesta perspectiva surgem algumas questões a serem
apresentadas:
- Como os fatos nos afetam literariamente?
- Como nasce o tema que nos inspira?
- Por que é o mote o guardião do segredo do texto
poético?
- Qual é a necessidade do texto?
- Como começar a escrever um texto?
- Como nasce uma técnica de escrita?
- O herói da personalidade é a fantasia
- O herói da alma é a imaginação
- O herói do espírito é a criação
Objetivo
Possibilitar
o entendimento de que a construção do texto integra em sinergia estes dois
aspectos, o subjetivo e o objetivo, o instinto e a intuição, para assim instigar
a escrita criativa na sua elaboração poética/estética e não apenas pragmática, tecnicista
e mecânica. Demonstrar, partindo de uma aproximação aos aspectos semióticos do
processo da escrita, que a técnica criativa é fruto da reflexão, pessoal e
cotidiana, entre a teoria, aquilo que se entende, e a prática, aquilo que se
faz, e não um produto que se pode comprar pronto, um molde que se pode forçar
sobre uma realidade. Por outro lado, na sugestão do mote: “alguma coisa que não
existe”, aparece um pedido que coloca o participante no âmago de seu imaginário
através de uma inversão reflexiva que o instiga a uma alteridade absoluta na
criação, pois, ao tentar imaginar algo que não existe, penetra no cerne do
movimento da própria imaginação. Busca-se o momento em que estaremos diante da
possibilidade de descobrir intuitivamente como as questões artísticas inerentes
à nossa situação na civilização contemporânea podem afetar nossa consciência
imediata das coisas. Poderemos, deste modo, encontrar diretamente nossas maiores
ansiedades e elaborar o que é importante para cada um dizer ao mundo. É preciso
permitir que sejam elaboradas estas inquietações para que o tema do artista, do
escritor, surja dele mesmo.
Metodologia
A
duração ideal do curso é para um total de doze horas aula, desenvolvidas nas
seguintes atividades:
-
Palestras expositivas, discussões orientadas, visualização de imagens, pequenos
trechos de textos escolhidos, trechos de audiovisuais e de filmes (é necessário
equipamento de mídia disponível).
-
Pequenas oficinas utilizando a criação de colagens e exercícios de escrita,
para cultivar a imaginação criativa e o desenvolvimento da intuição poética
dentro da proposta do curso (é necessário material disponível: papel, lápis,
cola de papel, tesouras, jornais e revistas para recortar).
-
É previsto também a possibilidade da orientação sobre a produção dos textos dos
participantes entre um encontro e outro via email, ou whatsapp.
Bibliografia
BACHELARD, G. (2007). “A Intuição do Instante”.
Campinas:Verus
BARTHES, R. (2015). “O Prazer do Texto”. São Paulo:
Perspectiva
BAKHTIN, M. (2011). "Estética da Criação Verbal". São Paulo: Martins Fontes.
ECO, U. (2000). “Como se Faz Uma Tese”. São Paulo:
Perspectiva
FREIRE, P. (1989). “A Importância do Ato de Ler”. São
Paulo: Autores Associados-Cortez
HILLMAN, J. (1983). “Psicologia Arquetípica”. São
Paulo: Cultrix
PROUST, M. (2001). “Sobre a Leitura”. Campinas: Pontes
TARKOVISKI, A. (2002). “Esculpir o Tempo”. São Paulo:
Martins Fontes