21 de jun. de 2025

Uma Coisa Que Não Existe (Curso Escrita Criativa)

 




“A poesia é uma metafísica instantânea. Num curto poema, ela deve dar uma visão do universo e o segredo de uma alma, um ser e objetos, tudo ao mesmo tempo. Se segue simplesmente o tempo da vida, ela é menos que esta; só pode ser mais que a vida imobilizando-a, vivendo no próprio lugar a dialética das alegrias e das dores. Ela é, então, o princípio de uma simultaneidade essencial em que o ser mais disperso, mais desunido, conquista sua unidade.” Gaston Bachelard

 

Uma Coisa Que Não Existe...

Proposta de Curso Intensivo de Escrita Criativa 

Por Fernando H. Catani - Mestre em Educação

 

Ementa: Oficina de escrita criativa desenvolvida através da exposição do processo de construção do poema e da crônica. O fenômeno da escrita na intuição semiótica. A importância da leitura e do olhar como instigadores do pensamento literário. A necessidade anímica e espiritual da escrita. A essência mágica da palavra. A aparição do verso livre. A coleta cotidiana da matéria prima para a escrita. O florescimento do mote e do tema. Os fundamentos da organização do texto antes da escrita. A materialização do texto bruto. A elaboração escultural do texto. O refinamento e a finalização do texto. O reconhecimento de si mesmo no texto final.

 

Apresentação

Educador, poeta e artista visual. Formado em pedagogia pela Unicamp. Com Mestrado em Educação (M.Ed.) nesta mesma Universidade, numa dissertação sobre algumas qualidades específicas dos processos de criação artística e da observação de obras de arte intitulada: “Uma Visão da Alma Artística”. Como educador/pesquisador, organiza atividades educacionais para o desenvolvimento de processos poético/estéticos de criação artística desde 1998. Estuda atualmente, inspirado num paradigma semiótico que orbita entre Bachelard, Hillman, Eco e Barthes, alguns arquétipos conceituais inerentes a esses processos de criação poética/estética e às obras de arte como um todo, organizados numa tese chamada “A Rosa de Seis Pétalas - Os Temas Primitivos da Alma Artística”. Apresenta-se aqui, além da introdução aos fundamentos da reflexão semiótica, uma tentativa de redimensionar as concepções e a capacidade dos participantes acerca da produção de uma escrita original. Partindo do poema, pela sua excelente qualidade instintiva, elemento fundamental para a subjetividade dos conteúdos literários, e circulando entre os elementos da crônica, que exercita outra fronteira importante para o texto, na sua qualidade intuitiva para a escrita objetiva, apresentando ambos para a compreensão do instante em que o texto se inventa.

Justificativa

Acredito que uma questão é fundamental na organização da escrita criativa, principalmente para iniciantes: o melhor caminho não é pela apresentação de técnicas, mas sim, pela compreensão dos movimentos do impulso poético que motiva o escritor. Uma aproximação pelo elemento poético e pela qualidade estética das realizações literárias, no cultivo da imaginação, vai gerar muito mais qualidade no aprendizado da elaboração do texto. Aqui é necessário dar espaço para que o iniciante exista. Por isso a importância do diálogo fenomenológico, espiritualidade/materialidade, poética/estética, como principal elemento da proposta artística, como a provocação de uma tensão filosófica e não apenas um conjunto de regras, normas, medidas e gráficos. A técnica, de um modo ou de outro, surge ou se adapta no momento certo. Por isso esta proposta é negativa e transgressora. É um ‘não fazer’. Porque é somente neste estado que se fomenta a intenção artística. Sem o impulso poético nunca haverá a realização estética e, por mais que se invista nas técnicas, o texto criativo não nascerá jamais.

 

Desenvolvimento

Nesta perspectiva surgem algumas questões a serem apresentadas:

- Como os fatos nos afetam literariamente?

- Como nasce o tema que nos inspira?

- Por que é o mote o guardião do segredo do texto poético?

- Qual é a necessidade do texto?

- Como começar a escrever um texto?

- Como nasce uma técnica de escrita?

- O herói da personalidade é a fantasia

- O herói da alma é a imaginação

- O herói do espírito é a criação

 

Objetivo

Possibilitar o entendimento de que a construção do texto integra em sinergia estes dois aspectos, o subjetivo e o objetivo, o instinto e a intuição, para assim instigar a escrita criativa na sua elaboração poética/estética e não apenas pragmática, tecnicista e mecânica. Demonstrar, partindo de uma aproximação aos aspectos semióticos do processo da escrita, que a técnica criativa é fruto da reflexão, pessoal e cotidiana, entre a teoria, aquilo que se entende, e a prática, aquilo que se faz, e não um produto que se pode comprar pronto, um molde que se pode forçar sobre uma realidade. Por outro lado, na sugestão do mote: “alguma coisa que não existe”, aparece um pedido que coloca o participante no âmago de seu imaginário através de uma inversão reflexiva que o instiga a uma alteridade absoluta na criação, pois, ao tentar imaginar algo que não existe, penetra no cerne do movimento da própria imaginação. Busca-se o momento em que estaremos diante da possibilidade de descobrir intuitivamente como as questões artísticas inerentes à nossa situação na civilização contemporânea podem afetar nossa consciência imediata das coisas. Poderemos, deste modo, encontrar diretamente nossas maiores ansiedades e elaborar o que é importante para cada um dizer ao mundo. É preciso permitir que sejam elaboradas estas inquietações para que o tema do artista, do escritor, surja dele mesmo.

Metodologia

A duração ideal do curso é para um total de doze horas aula, desenvolvidas nas seguintes atividades:

- Palestras expositivas, discussões orientadas, visualização de imagens, pequenos trechos de textos escolhidos, trechos de audiovisuais e de filmes (é necessário equipamento de mídia disponível).

- Pequenas oficinas utilizando a criação de colagens e exercícios de escrita, para cultivar a imaginação criativa e o desenvolvimento da intuição poética dentro da proposta do curso (é necessário material disponível: papel, lápis, cola de papel, tesouras, jornais e revistas para recortar).

- É previsto também a possibilidade da orientação sobre a produção dos textos dos participantes entre um encontro e outro via email, ou whatsapp.




Bibliografia

BACHELARD, G. (2007). “A Intuição do Instante”. Campinas:Verus

BARTHES, R. (2015). “O Prazer do Texto”. São Paulo: Perspectiva

BAKHTIN, M. (2011). "Estética da Criação Verbal". São Paulo: Martins Fontes. 

ECO, U. (2000). “Como se Faz Uma Tese”. São Paulo: Perspectiva

FREIRE, P. (1989). “A Importância do Ato de Ler”. São Paulo: Autores Associados-Cortez

HILLMAN, J. (1983). “Psicologia Arquetípica”. São Paulo: Cultrix

PROUST, M. (2001). “Sobre a Leitura”. Campinas: Pontes

TARKOVISKI, A. (2002). “Esculpir o Tempo”. São Paulo: Martins Fontes