26 de nov. de 2014

Factual Religion (paintings serie description)








Factual Religion (paintings serie)


Há dois conceitos fundamentais para essa realização dessas pinturas (estes ligados à execução pictórica). Um deles é a tensão constante, na ação do processo de criação da obra, do drama vivenciado entre a dualidade luz total e escuridão absoluta. O outro, é essa própria experiência da dinâmica daquele movimento, do fenômeno psicológico causado pela inversão entre fundo e figura; num estranhamento forçado entre paisagem e grafismo diante do processo de aparição da obra pictórica em si mesma.

Outros dois conceitos são fundamentais para a apreensão da obra (estes ligados à expressão temática). No primeiro, há uma intenção filosófica, assumidamente insana, pagã e de uma teogonia, uma cosmogonia rupestre, por colher em cada obra todo o universo arquetípico possível numa criação de um arquétipo total da Divindade, principalmente em sua qualidade ligada à gênese do universo e aos aspectos mitológicos associados à unidade e a interdependência entre vida e morte, que se expressa na metáfora de uma sacralidade que pode ser chamada de "morte vivente". É um exercício espiritual, ritualístico e religioso, para alcançar a expressão simbólica de um ícone máximo inerente ao eterno movimento da criação das coisas do mundo. O segundo, é a evocação da 'intuição do instante', ou seja, em cada realização se busca uma experiência mística do presente, em que o aparecimento desses arquétipos, será o álibi de um encontro com a presença dessa Divindade no momento imediato, como a única possibilidade de compreensão da realidade mítica de nossa existência. 



There are two fundamental concepts for this paintings realization (these are connected to the pictorial execution). One is the constant tension, on the action of the work creation process, about the drama experienced on the duality between full light and absolute darkness. The other is the dynamic experience of the that movement, the psychological phenomenon caused by the inversion between figure and background; a forced estrangement (desfamiliarization) between landscape and graphism, in front of the appearance process of the pictorial work itself.

Two others concepts are fundamental to the apprehension of the work (these are related to the thematic expression). Firstly, there is a philosophical intention, admittedly insane and pagan, expressed as a petroglyphic theogony and cosmogony, to put in each work a whole archetypal of the universe, creating a total archetype of the Divinity, especially in Its quality that is linked to the genesis of the universe and the mythological associated aspects of the unity and the interdependence between life and death, which is expressed on a metaphor of a sacredness that can be called "living death". It is a spiritual, ritualistic and religious exercise, to achieve a symbolic expression of a maximum icon, inherent to the eternal movement of the creation of the wide world things. The second is the evocation of the "intuition of instant", that is, in each realization to seek a mystical experience of the present, in which the appearance of these archetypes, will be the alibi of a meeting with the presence of this deity in the immediate moment, as the only possibility of understanding the mythic reality of our existence.