24 de jan. de 2014

Trindade Primordial (artigo/estética)















A Trindade Primordial da Arte




Lux Umbra Dei (A Luz é a Sombra de Deus)






A trindade que intuo como princípio da realização artística tem a mesma qualidade das luzes primordiais. Estas literalizam o mundo visível. Porém, é imprescindível admitir que a luz que habita tanto o interior e o exterior dessa imagem é incolor. As luzes coloridas são parte do mundo imagético humano. Como alerta Goethe:






“As cores aparentes surgem com a modificação da luz mediante circunstâncias exteriores. As cores são estimuladas junto à luz, não sendo derivadas dela. Se as condições cessam, a luz torna-se incolor como antes, não porque as cores voltam-se para si mesmas, mas porque se extinguem, do mesmo modo que a sombra se torna incolor, quando o efeito de uma contraluz é retirado.”






O importante aqui é entender que a qualidade poético/estética que faz das três cores o princípio da possibilidade da imagem, deu a base para que eu imaginasse um conceito arquetípico, interno, que confirmasse a qualidade anímico/espiritual da situação de criação artística. Foi nesse momento que intui a possibilidade de uma trindade arquetípica para esses estados e processos de criação artística em que me dedicaria à reverência do instante, da Divindade.






Retomo a sugestão de James Hillman, “O espírito está nos picos, a alma está nos vales”. No cume mais visível está o espírito e nos baixios a alma, intuo, numa metáfora pessoal, a partir da trindade como metáfora do instante intuitivo criador, o azul do céu até a escuridão de sua profunda frieza infinita no vale da alma, o amarelo irradiante do Sol até sua brancura cega fervente dos picos do espírito e a consciência assombrosa do vermelho da existência sanguínea que é o instante. Esse fenômeno, evidenciado por Goethe na sua “Teoria da Cores”, que me provoca a imaginar minha própria mitologia da trindade espiritual da criação, pois tudo o que é imagem, visão, depende inicialmente da emanação dessa relação de luzes.

















arquivo/archive/textos/texts