20 de ago. de 2015

Onamazu Tattoo Studio (apresentação)









Õnamazu Tattoo Studio 





O Õnamazu Tattoo Studio nasce da parceria e da amizade entre os artistas Fernando H. Catani e Caio Jhonson. Fruto da dedicação de Fernando às artes e suas manifestações e de Caio à tatuagem e suas técnicas, o Studio Õnamazu vem oferecer a Campinas um local em que a tatuagem possa ser vivida, admirada e aprimorada constantemente. O principal objetivo do estúdio é se afirmar como um espaço para o estudo e a preservação dos estilos mais tradicionais da cultura artística da tatuagem. O Õnamazu Tattoo Studio mantém um projeto de abrir seu espaço para artistas tatuadores convidados que em temporadas esporádicas oferecerão seu trabalho aos clientes interessados. 



A origem do nome do Onamazu Tattoo 


O Namazu (ou Onamazu, que tem agregado o "O" como um título que sugere: "o grande") é um peixe bagre negro azulado que aparece nas lendas da cultura antiga japonesa como uma divindade do rio, sempre associada às inundações ou chuvas fortes. Sua aparição sobrenatural nas lendas é considerada como uma premonição de perigo, advertindo as pessoas de uma catástrofe iminente ou mesmo engolindo perigosos dragões de água, o que, principalmente, impede novos desastres. Embora com o tempo algumas de suas representações também o apontem como sendo o responsável por provocar os tsunamis, mesmo assim carrega um poderoso simbolismo positivo, pois, mesmo que muitas vezes associado às tragédias da natureza, fazia com que as pessoas se unissem antecipadamente para ajudarem-se mutuamente e prepararem-se para o pior. A mitologia contida nas ações do Namazu conquista, desta maneira, o seu mais profundo sentido simbólico, sugerindo ser um castigo à ganância humana, pois, acreditava-se que o chamado peixe-gato, sempre associado a essas devastadoras catástrofes naturais, obrigava as pessoas a redistribuir igualmente a sua riqueza acumulada, abrindo mão de seu individualismo e permitindo a reconstrução comunitária e altruísta do local onde viviam. Deste modo, o peixe Namazu ficou conhecido como "Yonaoshi Daimyojin", o deus da retificação do mundo. 


Caio Johnson (tatuador) 


Tatuador profissional desde 2009, Caio Johnson tem um histórico profundamente ligado ao desenho e uma ampla capacidade para criar, tanto nos seus trabalhos artísticos como nas tatuagens que desenvolve, dentro dos mais variados estilos e propostas. Interessado desde criança pela cultura dos quadrinhos e dos grandes filmes de animação japoneses, encontra na tatuagem tradicional japonesa, o Irezumi, o estilo que mais o interessa atualmente. Estudioso apaixonado de toda a mitologia envolvida nessa técnica milenar nascido entre incríveis artistas da grande civilização japonesa, passa a desenvolver uma temática ligada a essa impressionante arte dessa tradição em suas atuais propostas de trabalhos como tatuador. 


O Irezumi, a tatuagem tradicional japonesa 


O Irezumi é uma técnica tão antiga que seu aparecimento e desenvolvimento são contados apenas por lendas. Representa uma vasta mitologia que envolve imagens de entidades míticas, animais surreais e sobrenaturais, seres místicos entre paisagens oníricas, elementos religiosos surgidos em pinturas e textos remotos, e também de personagens históricos do Japão ancestral. Na sua característica moderna, está tanto associado ao sentido espiritual, de proteção, resguardo ou iniciação como ao da indicação de ligação a grupos, clãs, de responsabilidades da posição social e de estilo de vida e atitude moral. Atualmente, o caráter decorativo da técnica é marcado como uma arte que se desenvolve e se aperfeiçoa ao extremo, é também amplamente adotada por pessoas de todo o mundo que buscam carregar consigo a obra de alguns desses grandes artistas, conhecidos pela sua estupenda qualidade de elaboração estética dentro do estilo.


Cuba Jones (tatuador e graphic designer)


Tatuador formado em design pela UNIP, apaixonado por música e artes, especialista no estilo tradicional norte americano, conhecido como Old School. Um diferencial do artista Cuba Jones está em criar desenhos exclusivos de acordo com a ideia do cliente. Através desta disposição por conhecer as características do desejo de cada pessoa, o artista elabora propostas inéditas de tatuagem sem repetir os resultados finais, porém, sempre incorporando os mais importantes elementos da mais pura tradição da velha escola de tatuagem, o “Old School Style”, àquilo de mais significativo e importante que o cliente deseja carregar consigo para sempre. 



Old School, tatuagem tradicional norte americana



A tatuagem como a gente conhece hoje existe há muito tempo. O estilo “Old School” remete a sua popularização nos anos 20. Os principais responsáveis pela democratização da tattoo foram os marinheiros. Era muito comum que em cada porto o marinheiro fizesse uma nova tatuagem como se fosse um “souvenir” do lugar onde estava, ou seja, o seu corpo contava a sua história. Após a 2ª guerra mundial, os jovens adeptos do “Rockabilly” trouxeram à tona o estilo “Old School”. Na época os recursos tecnológicos eram bem inferiores aos de hoje em dia e por isso tinham apenas 5 cores: preto, vermelho, marrom, amarelo e o verde. As principais características dessa escola são: traços bem marcados, desenhos mais lúdicos e cores brilhantes (dentro da paleta original). São famosas as rosas, caveiras, serpentes, panteras, borboletas, adagas, corações, andorinhas, pin-ups, caravelas, assim como inúmeros personagens comuns ao estilo que envolve também cenas do cotidiano, ídolos da cultura pop e tantas outras figuras que assumem simbolismos cômicos, do terror, do orgulho individual ou da família, dos amores partidos, das juras de amor eterno, homenagens, honrarias e da memorabília de todo tipo. “Old is cool”, Old School é história.


F.H.Catani (poeta, artista visual, educador)



Poeta e artista visual autodidata. Educador, graduado pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Mestrado em Educação (M.Ed.) por esta mesma universidade, apresentando uma dissertação sobre algumas qualidades específicas dos processos de criação artística e de observação de obras de arte. Como artista, eu trabalho em poemas e textos literários e visuais. Como educador, eu organizo atividades educacionais para o desenvolvimento de processos poéticos/estéticos da criação artística. Como pesquisador, eu estudo alguns arquétipos conceituais que eu acredito são inerentes aos mesmos processos de criação poética/ estética, assim como das obras de arte, que chamo de “A Rosa De Seis Pétalas – Temas Primitivos Da Alma Artística”. 


Blackworks & Flash Art


Neste novo projeto de F.H.Catani inicia-se, com a supervisão de Caio Jhonson, a dedicação ao universo artístico da Flash Art (que são todas as atividades artísticas ligadas à preparação dos desenhos e pinturas dos tatuadores e que representam uma forma de arte dentro do que se conhece como a Folk Art). Também o artista inicia-se como tatuador aprendiz, com a imersão em estudos e práticas relacionadas à execução de tatuagens no estilo Old School BlackWorks, em que são elaborados desenhos e tatuagens utilizando apenas a cor preta, porém, tendo somente em alguns momentos a inserção de uma outra cor, geralmente o vermelho ou o amarelo, mas de uma maneira bem reservada e em função da mesma linha artística esperada com o uso expressivo do preto. Remetendo seus trabalhos aos significados mais antigos, toscos, visando aos simbolismos ligados aos arquétipos e ao misticismo mais arcaido de uma estética absolutamente rústica, na qual se espera resultados ingênuos, em que a simplicidade dos traços numa elaboração naif, brut, expõe o maior interesse e qualidade.